Quem diria que o Natal desse ano fosse assim tão diferente de todos os outros que já vimos, em meio a tantos cuidados para sobreviver à pandemia do coronavírus – covid-19, que assola a humanidade. Para reforçar os cuidados, também a estátua do Aprendiz da Rotatória XIII de Maio, região central de Faxinal, ganhou máscara nas cores do natal, visando reforçar nas pessoas a necessidade de uso do equipamento para vencer a doença que já ceifou milhares de vidas mundo a fora.
A luta faz lembrar que a humanidade já viveu há 102 anos essa triste realidade, na pandemia da gripe espanhola entre 1918 a 1919, atingindo todos os continentes, deixando um saldo de no mínimo 50 milhões de mortos. Portanto, coube a essa geração reviver tudo isso, e entre tantas lições está servindo também para provar a fragilidade das pessoas mesmo em meio a tanta tecnologia e progresso desde a pandemia anterior.
Assim, o natal desse ano representa uma esperança para a humanidade que aflita aguarda pela vacina e breve cura da doença, e nesse sentido os Maçons da Loja Maçônica de Faxinal, na pessoa do Venerável Mestre Álvaro Ricardo Moreira, são imensamente gratos à população pela compreensão e colaboração no sentido de manter a estátua com máscara por todo esse tempo de pandemia. (Texto: João Pedro Taborda)