A pista de skate da praça pública Dealcides Bahls, região central de Faxinal, recebeu recentemente pinturas em grafitti, e dentre as figuras destacam-se vários símbolos maçônicos que vieram enriquecer as belezas daquele espaço público. Os trabalhos estão dentre outros que vêm sendo executados na cidade, pelo artista plástico e professor de artes, Renê Meyring, pelo poder público municipal, num bloco de 10 painés de pinturas em obras públicas da sede do município, com recursos da Lei Federal Aldir Blanc, que veio para assistir artistas brasileiros, em decorrência da pandemia do coronavírus – covid-19.

O artista plástico Renê Meyring, 41 anos, residente em Maringá, nesse estado, explicou os motivos pelos quais incluiu entre as figuras, aquelas que são próprias da simbologia maçônica, tais como o olho que tudo vê, sol, lua, anel de saturno, etc, que foi devido a liberdade de escolha que teve para pintar aquele que foi o primeiro painel da cidade, ele que é um simpatizante e estudioso em assuntos de maçonaria, pela qual tem grande admiração por tudo o que ela representa para a humanidade, levando-se ainda em consideração a união de seus membros.

Conta que procurou destacar em cores fortes de um lado do painel o olho que tudo vê, uma representação do olho de Deus observando a humanidade, ao centro, entre uma mulher e uma carpa, a mulher no sentido de fortalecer a prática do skate para o gênero feminino, não apenas como hoje é conhecido mais entre homens; e a figura do peixe carpa, animal místico da cultura oriental, que representa sabedoria e prosperidade, portanto, símbolos de arquétipos, a essência do símbolo oculto. No outro lado do painel, está o astronauta numa manobra no espaço, o astro rei, sol, lua, anel de saturno, universo, em moléculas da física quântica, pirâmides ou cubos. De qualquer modo, as figuras e seus significados chegam através da arte para enriquecer a cultura local, cada qual representando algo talvez ainda desconhecido por muitos, e só agora melhor entendido por todos. (Texto: João Pedro Taborda)